Escrevi um texto incrível e olha no que deu!

Publicado por VALUE em 2 de maio de 2017

Conteúdo é a atual moeda de troca na internet. Se você tem algo de bom, de útil, algo realmente relevante para suas personas, basta garantir que elas tenham fácil acesso a esse conteúdo certo? Sem muitos mistérios! Investir em links patrocinados, rede de display do Google, Facebook Ads… muitas são as opções que vão te ajudar a levar seu conteúdo rico até as pessoas a quem ele é interessado. Essa deveria ser a maneira correta de agir no meio do marketing de conteúdo, a maneira mais ética por assim dizer. Entretanto quantas e quantas vezes já vimos conteúdos com os títulos e imagens mais incríveis e extraordinários possíveis, mas o que é entregue não passa de mero conteúdo placebo (como chamamos aquele conteúdo que aparentemente soluciona algo, mas na verdade não faz nada) !? Isso é o que se chama de clickbait, ou seja, chamar a atenção de alguém por qualquer que seja o motivo com o objetivo de apenas atrair e gerar receita.

Entre no YouTube e pesquise por “Olha no que deu”. São mais de 650 MIL resultados de vídeos com um título extremamente chamativo para a persona a quem ele se volta, mas assista um vídeo e compare a sua expectativa gerada pelo título com a forma que você se sentiu ao terminar de assisti-lo. Se você se sentiu satisfeito, que bom! Esse foi um bom conteúdo e é digno da sua atenção, mas se você não conseguiu entender o que você deveria “ver no que deu”, então parabéns!! Você caiu em num clickbait! Ou seja, você caiu numa isca de cliques que existe para te fazer gerar receita de publicidade para o dono do vídeo… isso é um clickbait.

Não me entenda mal, não sou contra o clickbait, ele de fato demostra que funciona! Mas como categorizá-lo? Moda? Tendência? Ferramenta? Defraudação?

A realidade é que por mais que seja algo que tem sido vastamente utilizado em blogs e canais no YouTube, como se posicionar diante disso? Se adaptar e começar a utilizar clickbaits? Continuar a tentar ganhar o público da forma tradicional? Essa é uma pergunta muito complicada, entretanto a melhor resposta para isso, eu acredito que seja: usando da criatividade.

Pense nos seus clientes, nas suas personas, eles mordem essas iscas? Eles clicam em manchetes sensacionalistas ou imagens chamativas? Pense de maneira criativa, faça algo para eles que você tem certeza de que vão gostar e consumir. A verdade é que por mais que a internet esteja infestada de clickbaits para todos os lados, a segunda moeda mais importante, depois do conteúdo, é a credibilidade.

Seja criativo, mantenha seu conteúdo sempre rico e útil para suas personas que assim, com certeza seu público continuará consumindo a sua marca e novas pessoas sempre chegarão.


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